Aspectos dos Alimentos a serem observados durante aquisição
16559
single,single-post,postid-16559,single-format-gallery,ajax_updown,page_not_loaded,,vertical_menu_enabled,qode-title-hidden,side_area_uncovered_from_content,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

Aspectos dos Alimentos

aspectos dos alimentosNa busca de adquirir produtos de boa qualidade, é importante analisar alguns aspectos dos alimentos a serem adquiridos, sem esquecer de verificar a embalagem, na parte inferior mencionamos alguns aspectos que não poderão ser deixados de serem observados.

Integridade da Embalagem

Não adquirir alimentos acondicionados nas seguintes condições:

  • Latas enferrujadas ou amassadas: Levam à ruptura do verniz interno que preserva o alimento do contato com o metal, o que é indício de que a proteção interior foi danificada.
  • Embalagem Estufada: Indica  a presença de gases  em  seu  interior,  o que ocorre pela fermentação causada por micróbios nos produtos.
  • Embalagens rompidas: No momento em que a embalagem foi aberta, o produto interno já está em processo de degradação. Hoje em dia, o lacre está cada vez mais visível para que o consumidor repare se ele está rompido.
  • Conservas em embalagens de vidro com líquido turvo ou com espuma:  Indicam a presença de  fungos  ou bactérias  (tipos  de  micróbios).  Rejeite  também  aquelas  com  tampas enferrujadas (vazamentos)ATENÇÃO a estes Aspectos dos Alimentos:Produtos  industrializados  de  origem  animal (Queijo, Mel, Bacon,..)  devem  ser  registrados  e  ter  o  carimbo ou registro  do serviço de inspeção.Não  é permitido  que os  alimentos  estejam  em  contato direto  com  jornais,  papéis coloridos,  papéis  ou filmes plásticos usados.

Rotulagem

A rotulagem dos alimentos embalados é obrigatória e está regulamentada pela legislação brasileira através dos órgãos competentes. Com o objetivo de informar, o rótulo se constitui em um poderoso instrumento de comunicação entre a agroindústria e seus consumidores.

Observar o nome do produto, o nome do fabricante, as especificações do produto e a temperatura de acondicionamento.

No Brasil a rotulagem deve apresentar, obrigatoriamente, as seguintes informações:
• Denominação de venda do alimento
• Lista de ingredientes (Ingr.: composto, água, misturas, aditivos)
• Conteúdos líquidos
• Identificação da origem
• Identificação do lote
• Prazo de validade
• Instruções para a principal utilização e preparo pelo consumidor
rotulagem
data de validade

Validade do Produto

Para saber até quando um produto mantém boas condições de consumo, é feita uma análise em laboratório, com pequenas amostras, para avaliar sob que condições e em que velocidade a mesma se deteriora ( Estraga, inutiliza, danifica). 

Observar a data de fabricação e validade dos alimentos.

Aspectos dos alimentos

Adeque seu negócio com a 1 Time, temos um seguimento especializado nesta área de segurança alimentar,CLIQUE AQUI!

Para mais informações, consultar o site da Anvisa

No Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: