Atendimento ao cliente, 13 Dicas para o seu estabelecimento
Algumas dicas relacionadas ao atendimento ao cliente para que você faça a diferença no mercado e se destaque junto a concorrência.
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13 Dicas de atendimento ao cliente

atendimento ao cliente

No setor de alimentação, muitos estabelecimentos por não terem uma pesquisa de satisfação perdem clientes sem nem saber o real motivo, e as vezes com algumas pequenas mudanças conseguirão fazer a diferença, principalmente no atendimento ao cliente, fidelizando os atuais e adquirindo novos por indicação.

Abaixo seguem algumas dicas para que você faça a diferença no mercado e se destaque junto a concorrência!

GERAL

  • Todo cliente deve ser bem recebido, seja cordial e receptivo. Um “Boom diaaa!!”, “Boa Tarde!”,.. é excencial.
  • Sempre respeitar a ordem de chegada de pedidos na cozinha.
  • Se uma mesa for servida antes de outra, que fez o pedido primeiro, não deixe seu cliente sem explicação, caso ela seja solicitada.
  • Se o prato costuma demorar a sair, o cliente deve ser avisado na hora do pedido.
  • Comunicação entre a equipe do salão e cozinha: qualquer mudança ou limitação (“Acabou o manjericão!”) deve ser imediatamente comunicada todos os envolvidos no atendimento ao cliente.
  • Tão negativo como deixar o cliente sem atendimento é ficar interferindo toda hora, procurando agradá-lo.
  • A conta deve vir rapidamente. Nesse momento, o cliente só quer pagar e ir embora.

RESTAURANTE

  • A bebida deve ser servida o mais rápido possível.
  • A entrada, logo após as bebidas.
  • O garçom precisa ter a sensibilidade como está o cliente e a fila de pedidos na cozinha para ter a segurança de passar a duração média do prato solicitado e até mesmo indicar um outro prato que atenda o gosto e o tempo do cliente.
  • Mesmo depois de servidos os pratos, não deixe o cliente “abandonado”. Sempre falta alguma coisa, uma bebida, um azeite, uma carta de vinhos,…

SELF-SERVICE

  • Num Self-service, a bebida deve chegar logo após o cliente se acomodar no local deixando a escolha do cliente se deseja a bebida antes ou após o mesmo se servir, o importante é abordar o cliente após o mesmo ter escolhido a mesa com (com ou sem prato feito).

CAFÉ

  • Em um café, deve perguntar ao cliente se o mesmo deseja a bebida juntamente com o pedido da comida ou após.
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